quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Que tal um passeio por Nova Iorque?...

Aprender pelo olhar – uma outra forma de literacia


Vivemos, atualmente, numa sociedade profundamente marcada pela imagem. Estamos rodeados de imagens que se sucedem e se multiplicam vertiginosamente: através da publicidade, que é hoje uma realidade tão poderosa e omnipresente; através das redes de comunicação estabelecidas pela internet, em que a imagem fala por nós, ... Neste ponto, a Escola tem especial responsabilidade, no que toca uma aprendizagem muito importante: o saber olhar e o saber pensar as imagens que, nos mais variados contextos, nos surgem e, particularmente, às crianças e aos jovens, mais expostos e mais vulneráveis. Ao criarmos nos alunos o hábito da observação crítica de imagens, o hábito de as “desmontar”, de dialogar, de se interrogarem, de agudizarem o olhar perante as imagens que os rodeiam, estaremos a contribuir para completar e aprofundar a literacia dos nossos jovens. No universo das imagens que povoam a internet ou a televisão e se colam aos nossos olhos, é crucial essa capacidade crítica de se confrontar com o outro – “quem publicou isto? A que propósito? Em que circunstâncias? A quem quis dirigir-se?” – e consigo mesmo – “será que me identifico com isto? O que me faz sentir/ pensar esta imagem?” Essa capacidade de parar perante uma imagem e de a perscrutar pode dar oportunidade à reflexão – para rejeitar uma mensagem e se demarcar dela, ou para a acolher e consolidar opções. Imagens com estas, recolhidas da blogosfera, merecem ser olhadas sem pressa e dariam uma aula viva...